Powered By Blogger

sábado, 22 de janeiro de 2011

Adolescência: fase exige cuidados especiais com alimentação

O período de mudanças físicas e comportamentais vivido pelos adolescentes precisa ser acompanhado de uma alimentação adequada. Segundo a nutricionista Michelle Ferreira De Simone, as necessidades nutricionais variam, pois o crescimento também varia entre os sexos.


— Durante um período de crescimento rápido e de desenvolvimento sexual, ocorre a maturação simultânea de toda a personalidade. Há uma grande necessidade de aprovação do grupo, prevalecendo a excentricidade nos hábitos alimentares — afirma a nutricionista.

Michelle explica que os hábitos nessa fase são muito influenciados por grupos de amigos e pela mídia, por isso é importante que uma educação alimentar comece cedo, antes da adolescência.

— A geração dos adolescentes é tomada pelo mundo do "fast food", hambúrguer, batata frita, sorvetes, etc. O que justifica o alto número de adolescentes acima do peso. Muitas vezes, os gordinhos são vítimas de preconceito entre os colegas —lembra ela.


O processo de crescimento acontece de forma diferenciada entre meninos e meninas. Segundo a nutricionista, o estirão nas meninas geralmente ocorre dos 12 aos 14 anos (dois anos mais cedo do que nos meninos) e provoca grandes mudanças físicas como o aumento da massa muscular, a aceleração do crescimento ósseo, a alteração dos pelos, o crescimento dos seios e a menstruação.

Entre os meninos o pico de crescimento ocorre dos 14 aos 16 anos, e provoca mudanças no corpo como o aumento da massa muscular, aceleração do crescimento ósseo, alteração dos pelos e mudança na voz.


Algumas dicas

Em geral, os adolescentes precisam de energia e nutrientes suficientes para sustentar o crescimento acelerado e as modificações na composição corporal que ocorrem neste período. Uma alimentação rica em fibras, frutas, verduras e legumes, cereais, vitaminas e sais minerais é fundamental.


O consumo de gorduras deve ser, preferencialmente, de monoinsaturadas e polinssaturadas. É preciso evitar a ingestão das saturadas, presentes em carnes gordurosas, frituras e doces.

 As gorduras da dieta devem ser limitadas entre 25 e 30% das calorias totais diárias. Frituras, embutidos (salames, salsichas), maionese, chocolates, creme de leite, manteiga ou margarina, bolachas recheadas e salgadinhos não devem entrar na dieta diária de um adolescente.

O cálcio é muito importante nesta fase, pois o corpo do adolescente sofre um aumento da massa óssea e precisa de uma boa quantidade diária de cálcio para se desenvolver com saúde. O ferro também merece uma atenção especial, principalmente nas meninas, durante a menstruação.

A alimentação deve conter carboidratos (de 50 a 55% das calorias totais diárias), de preferência os complexos e ricos em fibras como: pães integrais, cereais, aveia, raízes, macarrão, arroz. Os açúcares simples (doces, refrigerantes, balas, etc.) devem ser controlados.


As proteínas devem ser provenientes de frango sem pele, peixe, carne bovina magra, leite, iogurtes, queijos e grãos. Seu percentual com relação ao valor calórico diário poderá ser de 20% a 25%.


Glossário :

excentricidade : um sinônimo de desalinhado, fora de centro;


monoinsaturada : as gorduras monoinsaturadas são ácidos graxos com uma ligação dupla na molécula.


polinssaturadas :  um ácido graxo com mais de uma ligação dupla na sua molécula













Nenhum comentário:

Postar um comentário